Mearim Motos

Conheça mais sobre o trabalho do COSAR

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Share/Bookmark













O COSAR é um projeto de autoria do Coronel Pereira que atualmente hoje é o comandante geral da Policia Militar.  O oficial é um exímio especialista em cursos operacionais e sobrevivência, é um dos poucos da Polícia Militar que possuem cursos como: BOPE (Brasília) e CIGS (Guerra na Selva) do Exército.

Nos últimos anos, surgiu uma nova modalidade de crimes contra as instituições financeiras, que ficou conhecido como o “Novo Cangaço”.  Esse tipo de crime é orquestrado por bandos fortemente armados.  O nome relembra ao movimento que surgiu no fim do século XIX e foi extirpado na década de 1940, o Cangaço.

O Cangaço aterrorizou todo o Sertão Nordestino e sob os auspícios de Lampião, a Caatinga tornou-se a moradia dos bandos armados, conhecidos como cangaceiros.  Esses criminosos aterrorizaram por muitos anos as cidades interioranas do Nordeste.  De forma cruel, violenta e sem piedade, os cangaceiros ditavam as normas e as leis naquela época.

No Maranhão, a Companhia deverá funcionar como as antigas Volantes policiais que deram fim aos bandos de cangaceiros espalhados pelo Sertão Nordestino.

Alguns municípios serão contemplados como: Imperatriz, Presidente Dutra, Baixada Maranhense e suas respectivas regiões.

Os “Cangaceiros” modernos que se cuidem, pois o COSAR irá varrê-los do Estado.

Não é de hoje, que as força de Segurança maranhense, cria modalidade ou tipo de policiamento para combater criminosos no interior do Estado.

Na primeira metade do século XIX, nos idos de 1835, mesmo antes da criação da Polícia Militar que aconteceu em 1836, com o nome de “Corpo de Polícia da Província do Maranhão, foi criado o Corpos de Polícia Rural no Maranhão (CPR).  Esta modalidade de policiamento teve como finalidade a captura de escravos fugidos, a destruição e o combate aos quilombos.

CURSO DE OPERAÇÕES E SOBREVIVÊNCIA EM ÁREA RURAL (COSAR), tem uma equipe com um pouco mais de dois meses operando em nossa região apoiando todos os quarteis da PM.


A PM treinou policiais para o COSAR.  Este curso de Operações Especiais foi destinado para o policiamento rural, cuja finalidade é patrulhar, monitorar e combater os bandos de criminosos no interior.  Contudo, está muito longe de se atingir o Estado em sua totalidade pela carência de efetivo policial.

Grupo especial da PM começa a exterminar assaltantes de banco no MA

Depois da implantação de uma equipe há 3 meses nas região de Presidente Dutra e Central, o índice de assalto à agências bancárias foi zerado, sem nenhum relato.  Isso mostra a capacidade desse grupo de operação.

0 comentários :

Postar um comentário