Denuncie

Campanha nas redes sociais quer mudar o povoado Belém dos Lages de Poção de Pedras para Bernardo do Mearim

quarta-feira, 8 de março de 2017

Share/Bookmark


Belém dos Lages - zona rural de Poção de Pedras 

Nesta semana, eclodiu um movimento popular no Belém dos Lages, que visa trocar a sede do povoado para Bernardo do Mearim. Belém dos Lages é o maior povoado de Poção de Pedras. Uma das reclamações dos moradores é que a comunidade rural fica muito distante da cidade de Poção de Pedras, mas há poucos km de Bernardo do Mearim.

Curiosamente, o povoado Belém dos Lages quase foi emancipado político/administrativamente, para se transformar em cidade no mesmo publicito que emancipou Bernardo do Mearim (povoado São Bernardo) de Igarapé Grande, em 1994. Naquele ano, o então prefeito de Poção de Pedras, Aymoré Sá Costa, o “Bebé”, através de uma liminar, impediu a emancipação dos povoados de Belém do Lage e do Lucindo na última hora!

Totota, marido da prefeita de Bernardo do Mearim, Eudina, um dos baluartes da emancipação de Bernardo do Mearim, lembra aquele dia histórico e lamenta a não emancipação das comunidades do Belém dos Lages e do Lucindo.

“Carlinhos, já pensou se esses dois povoados tivessem se emancipados? Eras mais duas cidades aqui na região; estaríamos ainda mais desenvolvidos. As urnas dormiram nos dois povoados, amanheceram na comunidade no dia do publicito, era pra eles ter se juntados e votados e depois levaria a briga na justiça. Mas infelizmente isso não aconteceu”, disse Totota. 

Agora, uma parte do povo de Belém faz campanha nas redes sociais para ficar de baixo da administração do município de Bernardo do Mearim. Outra queixa afirma que o povoado não é assistido com uma boa saúde pública; mas nem a cidade de Bernardo do Mearim conta com hospital (por culpa do governo Flávio Dino), imagine os povoados! Então, o que está mesmo por trás disso?]

Outra curiosidade é que numa hipóteses que o povoado do Belém dos Lages passasse para o município de Bernardo do Mearim, o casal Lael e Adailza será forçado a se mudar de Poção para Bernardo, caso queira continuar na política, já que o reduto eleitoral deles pertencerá ao município governada pela prefeita Eudina. Será o Adeus... Adailza se elegerá vereadora mais fácil ainda e Lael, depois de se limpar com os pepinos da Lei da Ficha Limpa, poderá ser o vice de Júnior Xavier, em 2020.

Vocês, meus irmãos de Belém dos Lages, querem mesmos trocar Poção por Bernardo?

Confira uma propaganda da campanha que toma de conta das redes sociais 


ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

2 comentários :

  1. Anônimo disse... :

    É muito fácil para pessoas que não vivem em Belém dos Lages falarem que são contra o desmembramento dessa comunidade. Especulam que seja jogada política de candidato A ou B, mas a realidade só é conhecida por quem reside neste lugar. Essa iniciativa surgiu dos moradores deste povoado que não aguentam mais anos e anos de descaso com nosso povoado. Tal descaso não vem de quatro ou oito anos, mas de muito tempo atrás. Não queremos com isso dizer que os governantes de Bernardo do Mearim são perfeitos, mas também não somos burros e muito menos cegos quando vemos, por exemplo um lugar menor qua o nosso Belém dos Lages, como Terra Santa, município de Bernardo com asfalto e prédio escolar que atende às necessidades da população entre outras coisas. Isso é o que nossa população busca já que há quatro anos nossos filhos não têm uma escola com estrutura adequada e se espremem em cubículos, sem merenda escolar, onde os pais têm que levar a mesma para os filhos se não quiser que os mesmos passem fome. As ruas totalmente tomadas por lamaçais infindáveis, um posto de saúde que tem tudo menos médicos e enfermeiros, e para piorar sem aulas de nível médio que até ano passado havia. Jovens estão perdendo o ano escolar e outros pedem aulas porque o povoado mais próximo que tem ensino médio tem um igarapé que quando chove não tem como passar. Critique e fale em favor de A ou B e especule sobre candidatos que querem mudar suas candidaturas quando souberem o que é viver em um lugar esquecido por todos. Convido a estes a virem "passear" aqui em Belém dos Lages e vivam por horas ou dias o que nós moradores deste lugar vivemos. Aí vamos realmente nos importar com seus achismos. Essa luta é do povo belenense e se o ditado for verdadeiro que a voz do povo é a voz de Deus, o MAIOR está ao nosso lado. Agindo Deus quem impedirá?

  1. Adson disse... :

    População de belem dos lages esta de parabéns pela tomada de decisão em relação ao plano para melhoria, já que há muito tempo esta, não tem sido privilégio. Acredito que Quando nós vivênciamos na realidade é que sentimos o que realmente necessitamos cabe a cada morador da quela comunidade enfrentar de verdade a busca pelo que é mais importante para o coletivo, pois juntos serão fortes o suficiente para fazer com que as autoridades posam compreender a necessidade da quela comunidade pois quem mora lá, é quem realmente sabe o que de melhor a comunidade precisa pois as melhorias devem surgir a partir da quilo que não nos agrada

Postar um comentário