Denuncie

TJMA inaugura Salão do Júri da Comarca de Barra do Corda

segunda-feira, 27 de março de 2017

Share/Bookmark
O evento contou com a participação de várias autoridades. (Foto: Ribamar Pinheiro)
O evento contou com a participação de várias autoridades. (Foto: Ribamar Pinheiro)

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (24), o Salão do Júri da Comarca de Barra do Corda (a 430 km de São Luís), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha, o juiz da 2ª Vara da comarca, Iran Kurban Filho, além de outras autoridades. Localizado ao lado do Fórum (Praça Maranhão Sobrinho, s/nº, Centro), o Salão do Júri possui área de 311 metros quadrados e plateia para 95 pessoas. É constituído por ambientes, como sala do réu, salas de testemunha de defesa e de acusação, sala secreta, entre outros.

O juiz Iran Kurban Filho, da 2ª Vara da comarca - que responde pela diretoria do Fórum em razão das férias do titular Antonio Elias Queiroga Filho – ressaltou que o Salão do Júri terá duas importantes funções para a população da região: sediar as sessões de júri popular, que antes aconteciam em espaços da Câmara ou Academia de Letras; e servir para a realização de outros eventos de interesse social, como audiências públicas, reuniões do Conselho tutelar, palestras de conscientização sobre direitos de crianças e adolescentes, idosos ou violência doméstica. “O prédio com estrutura ampla, lógica, confortável e adequada aos padrões de acessibilidade, serve de motivação aos operadores do Direito e reflete na população, que é a principal beneficiada dos serviços da Justiça”, avaliou.

HOMENAGEM - Por sugestão dos juízes da comarca e aprovação do Pleno do TJMA, o Salão do Júri de Barra do Corda recebeu o nome do advogado Ronaldo Machado de Faria, que militou por mais de 30 anos na comarca e faleceu em 2009.

Todos os magistrados e autoridades ressaltaram a homenagem pelo trabalho do advogado na comarca, ainda hoje reconhecido pela atuação e ajuda à comunidade local. Ele foi representado pelos filhos e pela esposa, Aurilene Faria. “Agradecemos ao Poder Judiciário por este ato, que mantém viva a memória de Ronaldo, que foi um homem digno, honesto e trabalhador”, agradeceu a esposa do advogado.

O desembargador Cleones Cunha, presidente do TJMA, também frisou a função do Salão para a comunidade, destacando a justa homenagem ao advogado Ronaldo Machado de Faria, em reconhecimento ao papel da advocacia, no tripé do sistema de Justiça brasileiro. “Somente dão nome aos prédios da Justiça aqueles que realmente merecem e prestam relevantes serviços”, opinou.

Também presente à inauguração, o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues relembrou sua relação com a cidade de Barra do Corda, onde participou do seu primeiro Júri Popular como advogado, na década de 70. “Muito me alegra participar deste momento da comarca, rever amigos e relembrar o início da minha carreira jurídica”, disse.

COMARCA – De entrância intermediária, a Comarca de Barra do Corda atende a uma população de mais de 113 mil pessoas, incluindo as comunidades dos termos judiciários de Fernando Falcão e Jenipapo dos Vieiras. Possui duas varas com competências cível e criminal, que recebem, em média, 600 novos processos por mês.

Em relação aos processos criminais de competência do Tribunal do Júri, tramitam, atualmente, 84 casos na comarca, incluídos aqueles já julgados e aguardando o trânsito em julgado, os suspensos e em grau de recurso.

Também comparecem à solenidade de inauguração do Salão do Júri o diretor do Fórum de São Luís, juiz Sebastião Lima Bonfim; o juiz aposentado Fernando Eurico; os promotores de Justiça de Barra do Corda, Edilson Santana de Sousa e Guaracy Martins Figueiredo; o vice-presidente da OAB-MA, Pedro Alencar; prefeitos Welryk Oliveira Costa da Silva (Barra do Corda), Moisés Jorge Silva de Oliveira (Jenipapo dos Vieiras) e Adailton Ferreira Cavalcante (Fernando Falcão); o presidente da Câmara Municipal de Barra do Corda, Adriano Brantes; o Frei Heraldo, da Paróquia local; o pastor Samuel Oliveira (Assembleia de Deus); além de vereadores, secretários, servidores do TJMA e da comarca de Barra do Corda.
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

0 comentários :