Denuncie

Treze mil cidadãos são atendidas pelo Procon Móvel na Caravana Governo de Todos

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Share/Bookmark

No último fim de semana, entre os dias 20 e 23 de abril, foi realizada mais uma edição da “Caravana Governo de Todos”, que contou com atendimento do Procon Móvel, em parceria com a Polícia Militar, de forma simultânea em 11 municípios maranhenses. As unidades móveis do Procon/MA e do VIVA levaram os serviços da cidadania a todas as regiões do Estado, e atenderam cerca de 13 mil cidadãos.As ações conjuntas do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e do VIVA foram realizadas nos seguintes municípios: Arame, Carolina, João Lisboa, Açailândia, Barreirinhas, Santa Quitéria, Santa Luzia, Bacabal, Esperantinópolis, São João dos Patos e Zé Doca.O município com o maior número de pessoas atendidas foi Santa Quitéria do Maranhão, com 1.643 (mil e seiscentos e quarenta e três) atendimentos. 

Em segundo lugar, a cidade de Zé Doca, com 1.521 (mil e quinhentos e vinte e um) atendidos. Santa Luzia ficou em terceiro, com 1.247 (mil e duzentos e quarenta e sete) pessoas atendidas.No começo de abril, outros três municípios foram assistidos pela “Caravana Governo de Todos”: Governador Archer, Santo Antônio dos Lopes e Capinzal do Norte, com 3.105 (três mil cento e cinco) atendimentos. Somadas as duas ações, foram 15.302 (quinze mil e trezentos e dois) consumidores atendidos em todo o Maranhão em um único mês.A “Caravana Governo de Todos” contou com palestras, atendimentos em saúde básica, cadastramentos em programas sociais e eventos esportivos, além dos serviços de emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais, serviços do balcão do cidadão (emissão de boletim de ocorrência, consultas ao NIT, PIS/PASEP, bolsa família, inscrições em concursos) pelo Procon Móvel.

Um dos objetivos do projeto é evitar o deslocamento do cidadão entre os municípios, evitando gastos e transtornos. "Eu teria que viajar até Floriano ou Pastos bons pra renovar meu RG, então teria que faltar o trabalho e teria um gasto muito alto. Com a unidade móvel, já resolvi tudo sem esse desgaste. O governo do Estado está de parabéns”, comentou Ana Maria da Silva, de 39 anos, professora da rede municipal de São João dos Patos. Em Esperantinópolis, a aposentada Carmelita Sousa Félix, de 65 anos, compartilha do mesmo sentimento. "Quantas pessoas que estão aqui que não podem sair para tirar os seus documentos em outra cidade? Muitas. É difícil ter que ir até São Luís, Pedreiras, etc. Para nós, idosos, um evento como este é muito importante e valioso", comemorou.

Por questões de trabalho e estudo, nem todos podem se deslocar para outra cidade. Como é o caso da estudante Aline Adriane Silva de Sousa, também de São João dos Patos. “Muitas pessoas não podem sair daqui para tirar os documentos, e a gente precisa deles para trabalhar, se locomover, estudar, entre outras coisas. 

A unidade vindo aqui é uma oportunidade maravilhosa", revelou."Para o trabalho ser bem feito, tem que contar com a presença e a participação de cada um dos nossos municípios. Nós temos hoje a participação de grande parte da nossa comunidade. Essas ações são o que levam o nome e a responsabilidade da administração do Governo de Flávio Dino. Governo voltado para as comunidades e o povo de baixa renda", comentou Aluisinho, prefeito de Esperantinópolis,.

Para o presidente do Procon/MA e do VIVA, Duarte Júnior, o sucesso da Caravana comprova a importância e o avanço do projeto em todo o Estado. “Esta ação conjunta com outros órgãos do Governo do Maranhão garante o acesso às políticas públicas, reforçando o quão importante é a emissão da documentação básica para garantir os direitos constitucionais aos cidadãos. Continuaremos buscando garantir a melhoria da qualidade de vida a todos os maranhenses”, finalizou.



ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

0 comentários :

Postar um comentário