Denuncie

LAGO DA PEDRA | Premiação de vencedores de concurso de redação é destaque na comarca

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Share/Bookmark
Juiz Marcelo Farias
Juiz Marcelo Farias

O juiz Marcelo Santana Farias, titular da 1ª Vara de Lago da Pedra, coordenou na última terça-feira (14) a solenidade de premiação dos vencedores do II Concurso de Redação, organizado pela unidade judicial em parceria com os municípios de Lago da Pedra, Lagoa Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil e Ordem dos Advogados do Brasil, secção Maranhão. Na oportunidade, 36 tablets foram entregues aos alunos vencedores dos quatro municípios, da rede pública e privada de ensino. A solenidade ocorreu na quadra de esportes do colégio São Francisco de Assis, Bairro Cajueiro, Lago da Pedra.

De acordo com o magistrado, foram premiados os três primeiros colocados nas categorias Ensino Médio, Fundamental Maior e Menor, além de professor dos primeiros colocados. “Participaram do concurso aproximadamente 9 mil estudantes de 50 escolas. Os estudantes do ensino médio dissertaram sobre ‘O atual cenário político brasileiro’, enquanto o fundamental escreveu sobre o tema ‘O ser humano e seus valores’”, destacou Marcelo Santana Farias, enfatizando que o edital do concurso indicou canais no Youtube para o desenvolvimento dos respectivos temas.

A cerimônia de premiação contou com a presença e organização do magistrado, de representante do Ministério Público, da Defensoria, dos prefeitos das 4 cidades, de vice-prefeitos e secretários de Educação, dos diretores de escolas, professores, alunos e contou ainda com o apoio dos servidores da 1ª Vara de Lago da Pedra. Cerca de 1.200 pessoas prestigiaram a festa. “É muito gratificante um trabalho como esse, que nasceu de forma despretensiosa e floresceu por conta participação ativa dos parceiros. É um sonho que se sonha junto. Ao se perceber o entusiasmo dos alunos e dos parceiros verifica-se a importância de se incentivar a reflexão e o senso crítico”, avaliou o juiz.

A premiação do II Concurso de Redação de Lago da Pedra contou ainda com a apresentação da orquestra de Lago do Junco, formada por alunos das escolas públicas, em que os músicos mirins apresentaram-se tocando flauta. “Viu-se nessa noite como o conhecimento pode trazer a alegria e a vida às pessoas. Nessa toada, o prefeito de Lago da Pedra falou publicamente que copiaria a iniciativa do Junco de formar uma orquestra de estudantes. Em minha exposição, incentivei ainda outras práticas como o xadrez e acrescento aqui, por exemplo, a conveniência de se fazer uma olimpíada de matemática. São práticas simples que podem mudar a vida dos estudantes e do próprio País”, pontuou Marcelo.

ANO PASSADO – Na primeira versão do concurso, realizada ano passado, foram premiados 15 estudantes e três professores classificados no I Concurso de Redação de Lago da Pedra, sobre o tema “Cidadania e Eleições: o exercício do voto”, que buscou conscientizar os estudantes sobre a importância do processo eleitoral para a comunidade. Do total de 104 redações apresentadas, 9 foram finalistas.

Na primeira edição, o projeto contou com o apoio da Secretaria de Educação do Município, bancos (Banco do Brasil e Bradesco) e empresários locais, que contribuíram para a aquisição dos prêmios, incluindo 12 ‘tablets’ e do livro ‘Nobre Deputado’, de autoria do jurista Márlon Reis, doado às escolas para incentivar a leitura e o debate sobre o tema entre os alunos.

Vencedores – Em Lagoa Grande, a vencedora no Fundamental Menor foi a aluna Layohanna Veloso, do Colégio José Nozinho. No Fundamental Maior foi Ysllawanda de Sousa, da Unidade Escolar Raimundo Cirilo de Oliveira Filho. No Ensino Médio, a vencedora foi Clarice Passos Feitosa, da Escola Cristóvão Colombo, Anexo I.

Em Lago do Junco, a redação vencedora teve a autoria da aluna Stephani Cristina da Silva Castro, da Unidade Integrada Dr. Osmar Rodrigues de Carvalho, na categoria Fundamental Menor. Na categoria Fundamental maior, venceu Kaylana Penha Felix, da Unidade Integrada Zeca Leda. Na categoria Ensino Médio ganhou Hugo Delon da Silva Cunha, da Escola José Malaquias. Em Lago dos Rodrigues, a vencedora foi Natany dos Anjos Francelino, da Unidade Integrada Professora Santinha, na categoria Fundamental Menor. A aluna Rayane Silva Melo, da Unidade Integrada Presidente Castelo Branco, Anexo IV, venceu na categoria Fundamental Maior. Missilene Nascimento Passos, da Escola Hosano Gomes Ferreira II, venceu na categoria Ensino Médio.

Os vencedores em Lago da Pedra foram: Antônio Thiago Vieira, do Colégio São Francisco de Assis, na categoria Ensino Fundamental Menor; Evelyn Lawane Silvino da Silva, do Centro de Ensino São José, na categoria Fundamental Maior; e Felipe Lima Carioca, da Escola Cristóvão Colombo, na categoria Ensino Médio.
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

0 comentários :