Denuncie

IFMA leva curso superior a município de Santo Antônio dos Lopes

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
Compartilhe esta Notícia

O curso de Licenciatura em Geografia será oferecido na modalidade a distância pelo Campus São Luís-Maracanã. A aula inaugural aconteceu, de forma presencial, no último sábado (17).

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou, no último sábado (17), a aula inaugural do primeiro curso superior oferecido pela instituição no município de Santo Antônio dos Lopes, localizado a 329 km da capital São Luís (MA). A realização do curso de Licenciatura em Geografia, na modalidade a distância, no município foi uma ação sistemática do IFMA que envolveu o Centro de Referência em Tecnologias, Educação a Distância e Projetos Especiais do Instituto Federal do Maranhão (CERTEC), o Campus São Luís-Maracanã e a reitoria. A aula inaugural foi realizada pela coordenadora do curso, a professora Conceição Teixeira.

Durante a cerimônia de abertura, a coordenadora de polo do curso superior de Licenciatura em Geografia a distância, Maria Leal, agradeceu ao empenho do IFMA em trazer um curso superior para o município de Santo Antônio dos Lopes. “Para mim é uma grande satisfação ver os meus antigos alunos, que eu acompanhei no ensino médio, sendo aprovados nesta instituição, que é uma referência no Estado”, declarou.

A Diretora Geral do IFMA Campus São Luís – Maracanã, a professora Lucimeire Amorim Castro, destacou a longa trajetória do Campus em oferecer cursos na modalidade a distância. “Vocês são a nossa primeira turma do curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Aberta do Brasil. Entretanto, temos experiência com cursos a distância pelo E-TEC Brasil e já atuamos em 18 polos no Estado do Maranhão. Esse tipo de ação que desenvolvemos é para incluir pessoas do município oferecendo uma oportunidade de estudo”, explicou.

Já a diretora do CERTEC, Simone dos Santos, que na ocasião estava representando o reitor Roberto Brandão, aconselhou aos novos alunos a se dedicarem a essa grande oportunidade que lhes foi oferecida. “Tenham persistência. Ninguém está dizendo que vai ser fácil, mas o resultado na vida de vocês vai fazer a diferença não só para vocês, mas para a família de vocês e toda a sociedade. E isso vai gerar um impacto social muito grande”, disse.

Aula inaugural – Após a cerimônia de abertura, que contou com a presença de representantes do IFMA, autoridades locais e os novos alunos, a coordenadora do curso de Licenciatura em Geografia, na modalidade a distância, Conceição Teixeira ministrou a aula inaugural. Na ocasião, ela apresentou a infraestrutura do Campus São Luís-Maracanã, explicou como irá funcionar o curso a distância e esclareceu as principais dúvidas dos alunos.

“Para mim é motivo de orgulho trazer o curso de Geografia para o município de Santo Antônio dos Lopes. Esse é um curso muito importante, porque trabalha com o espaço geográfico, as críticas sociais, além de questões econômicas. É um curso que abre portas, e que mais tarde vai dar a devida notoriedade para os cidadãos deste município”, explicou a coordenadora do curso superior de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância, Conceição Teixeira.

Todas as 50 vagas que foram oferecidas pelo IFMA para a região foram preenchidas. Uma das alunas aprovadas no Curso foi a estudante Maria Luísa Silva, de 19 anos, que mora em Centro dos Rodrigues, povoado do município de Santo Antônio dos Lopes. “Escolhi o curso por ser do Instituto Federal do Maranhão, que é uma referência de peso aqui na região. Hoje temos poucos graduados em Geografia, então vai ser muito importante para o município ter esse curso aqui”, disse. Já Filomena Ferreira, de 40 anos, explicou que Geografia sempre foi uma de suas disciplinas preferidas. “Com um curso superior muitas portas podem se abrir para mim”, declarou.
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

0 comentários :