Denuncie

Famílias ficam desabrigadas após rio Mearim transbordar em Pedreiras-MA

sexta-feira, 30 de março de 2018
Compartilhe esta Notícia


Nas últimas horas o nível do Rio Mearim subiu bastante. Na quinta-feira da semana passada a medida era de 3,18 metros; já nesta quinta-feira era de 5,99. Nesta sexta-feira (30/03) subiu ainda mais, passando a 6,46 metros de água, sendo o maior volume registrado neste ano. Somente nos últimos dois dias, houve 94 centímetros de alta das águas, com isso, a Equipe de Emergência das Enchentes de Pedreiras, formada pelos secretários e assessores municipais, Defesa Civil e outros órgãos, iniciou imediatamente o trabalho de assistência à população ribeirinha.



Algumas famílias começaram a ser transferidas para abrigos devidamente preparados pela Prefeitura de Pedreiras e Defesa Civil, contando ainda com serviços de transporte, cestas básicas de alimentos e todo o acompanhamento necessário. Em torno de 20 famílias já foram deslocadas, a maioria delas para a Escola Naíse Trindade, outras estão na casa de familiares.


Embora a situação requeira cuidados, é necessário ressaltar que não há motivos para pânico, pois todo o trabalho está sendo feito pela equipe, desde o acompanhamento até o atendimento aos atingidos pelas cheias do Mearim. Algumas famílias já estão abrigadas, mas outras estão aguardando se as águas ainda subirão para desocuparem suas casas, como é o caso do aposentado Francisco Carvalho, 80 anos, morador da Rua São Pedro, no Matadouro. Na mesma rua, o morador Luis Sousa também prefere esperar um pouco mais, porque sua casa é mais alta, mas ele considera que as águas subiram muito. “Já passei por várias enchentes aqui, e é sempre assim, o rio sobe e desce, a gente muda, mas vou esperar mais um pouco”, disse.


José Martins, da Defesa Civil falou que todos os esforços estão sendo feitos para atender aos atingidos. “Estamos desde a madrugada de hoje trabalhando e todos já estão colocados nos abrigos, e pelo nosso acompanhamento, de hoje para amanhã a previsão é de menos de chuvas. A tendência é ainda subir um pouco, mas nos próximos dias voltar a baixar”, disse.


O coordenador da equipe, José Wilson (Fifa) explica as ações. “Estamos mobilizados e organizados desde as primeiras ameaças de enchente, e agora todos estão mobilizados, juntamente com o prefeito Antônio França. Fico muito feliz porque todo o governo ‘Honra e Trabalho’, secretários, assessores e servidores, enfim toda a equipe está empenhada, presente, participando, ajudando e prestando atendimento aos que precisam. Quem precisar e não encontrar alguém da equipe por perto, é só nos procurar no QG montado da Secretaria de Assistência Social, na Praça do Jardim, ou ligar para o telefone 98234-8369, que estamos 24 horas de prontidão”, afirmou.

“A equipe tem mostrado compromisso, e com as informações da Defesa Civil sobre a subida das águas, iniciamos as ações na madrugada de hoje, e estamos concluindo as mudanças aqui no Matadouro. Essa é a verdadeira política de servir ao próximo. Todos os membros do governo estão empenhados, e eu sou um membro desta equipe, como gestor e como cidadão, estarei sempre por perto. Há muitos anos faço parte do trabalho de apoio aos desabrigados, então agora não poderia ser diferente. Estamos acompanhando ainda outros pontos, juntamente com a equipe, como é o caso do Boiadão, que por enquanto está tudo tranquilo, e na zona rural, em Eiras e Baixa Fria, próximo ao Angical, também vamos vistoriar hoje para ver a situação. Estamos acompanhando e fazendo todo o trabalho de assistência aos desabrigados”, afirmou o prefeito Antônio França.

 ASCOM de Pedreiras-MA














ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

3 comentários :

  1. Anônimo disse... :

    e o prefeito de Esperantinópolis vai ou não pagar o reajuste dos professores?

  1. Anônimo disse... :

    e o prefeito de Esperantinópolis vai ou não pagar o reajuste dos professores?

  1. Anônimo disse... :

    E o mundinho de São Roberto, quando é mesmo que vai resolver assumir a Prefeitura de fato? e começar a trabalhar?