Denuncie

"Cacimbão" receberá o Título de Cidadão Pedreirense na Sessão Solene da Câmara Municipal alusiva ao aniversário de 98 anos de Pedreiras

quinta-feira, 26 de abril de 2018
Compartilhe esta Notícia

Sessão Solene da Câmara Municipal de Pedreiras, dia 27 de abril de 2018, às 10h

Do blog do Joaquim Filho

Quero de público externar os meus mais sinceros agradecimentos ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Pedreiras, Antônio França de Sousa, pela sua gentil atitude de enviar-nos um convite personalizado para participarmos das festividades dos 98 anos da nossa querida e amada cidade de Pedreiras. O convite é honroso e com respeito à sua atitude, o blog do Joaquim Filho fará presença. 

Dentro da tímida programação que fará o município para celebrar os seus 98 anos, está a Alvorada Festiva de Fogos (5h); Hasteamento das bandeiras com a apresentação do Coral João Meneses e da Banda de Fanfarras no Palácio Municipal (8h); Missa em Ação de Graças no Santuário São Benedito e Mostra da Orquestra Elisa Lago (9h); Sessão Solene na Câmara Municipal (10h) e Culto em Ação de Graças na Assembleia de Deus com a pregação do Pastor Flávio Cavalcante (19h30).

Mas como blogueiro é bicho que fareja informação, e muitas delas, as vezes, nos caem como luvas, o blog do Joaquim Filho teve uma informação muito preciosa, correu atrás, investigou e ficou sabendo que entre as personalidades que serão homenageadas pela Câmara Municipal de Pedreiras, há uma que será mais que merecida. 

De quem estamos falando?
Estamos falando de Francisco Flávio Ribeiro Araújo, conhecido na cidade de Pedreiras e toda região por"Cacimbão", pois muita gente não sabe, mas "Cacimbão" nasceu no Povoado Barracão, Município de Joselândia, estado do Maranhão aos 20/10/1969. O bom e leal sujeito é o terceiro de 4 filhos do casal Demétrio Feitosa de Araújo e Maria Luísa Ribeiro Araújo. Após a morte do pai, em 1978, a família mudou-se para o estado do Ceará em busca de melhores condições de vida.

Como nasceu a alcunha "Cacimbão?"

“Cacimbão” foi um apelido criado por amigos, por conta do trabalho que Francisco Flávio fazia no Ceará. Com a escassez de água, ele, ainda menino, caminhava quilômetros em busca de água e trazia dois baldes nos ombros, mesmo criança, trabalhou no pesado para ajudar no sustento da família. 
Em 1985, eles retornaram para o Maranhão e se instalaram em Pedreiras.

O que tanto já fez nessa vida para sobreviver?
De volta, trabalhou como estivador na coleta de coco. Para aumentar a renda ainda juntava caixas de papelão e trocava por doces, que comercializava para melhorar os ganhos; foi representante comercial, e gerente de vendas nas antigas Casa Copacabana e São Raimundo, no mercado central; foi dono de bar e comerciante. Atualmente trabalha com compra, venda e reforma de carros usados.

Escolaridade?
Estudou na U.E.Manoel Trindade, Colégio Corrêa de Araújo e Colégio Gonçalves Dias.

Um político para servir:

A carreira política iniciou com a idealização e realização de bingos, devido sua grande popularidade muitos amigos o incentivaram a entrar a vida pública. Foi eleito pela primeira vez em 1996, na época, o vereador mais jovem da história de Pedreiras, depois vieram mais dois mandatos consecutivos: 2000 e 2004. Foi presidente da câmara no biênio 2007/2008. Em 2008 obteve 369 votos, ficando a suplência.

Ações como parlamentar?

Muitas foram suas ações ao longo de seus três mandatos como vereador, e suas atividades eram sempre voltadas para as comunidades carentes; seus feitos são lembrados até hoje. Sua marca ficou. Sua atuação foi tão marcante, que hoje em Pedreiras existe um povoado com seu nome “Vila Cacimbão”. Sua luta pela retirada dos moradores do lixão fez com que surgisse o conhecido bairro Seringal Novo.

Cacimbão muito lutou para tirar todas as famílias daquele lugar e lhes deu a oportunidade de um novo começo.

No povoado Centro dos Luzia antes só era possível que os moradores transitassem com seus animais ou mesmo a pé, com muito esforço e empenho, ele garantiu acesso a todas as famílias daquela comunidade.

Modernizou a Câmara Municipal, e garantiu conforto às pessoas que visitavam aquela casa.

Articulador político e secretário:

Em 2015 – Assumiu a secretaria de Infraestrutura na administração da prefeita Fátima Vieira. Ainda em 2015. Foi o primeiro aliado, incentivador e articulador político da campanha do atual prefeito Antônio França.
Em 2017 – Assumiu a secretaria de Infraestrutura na administração do prefeito Antônio França, na qual vinha realizando um trabalho que recebeu a aprovação da maioria da população.

No final de julho do mesmo ano, foi exonerado do cargo e desligou-se do grupo do atual prefeito municipal.


Família
"Cacimbão" é casado com a pedagoga Katyane Leite, com ela teve 3 filhos: Juan Kássio, Flávio Filho (in memorian) e Pedro Olavo. Também é pai de Paulo Alberto, Anderson Flávio(pré candidato a Deputado Estadual pelo PTB), Ana Flávia e Ana Vitória e tem seis netos.

O Título de Cidadão Pedreirense virá das mãos de quem reconheceu a sua luta - Vereador Gard Furtado
(Vereador Gard Furtado, autor do requerimento/Foto: Sando Vagner)

O ex-vereador "Cacimbão" receberá o título de cidadão pedreirense das mãos do vereador Gard Furtado, na Sessão Solene da Câmara do próximo dia 27 de abril, dia do aniversário de 98 anos de Pedreiras.

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

0 comentários :