Denuncie

Governo do Estado lança a 16º Agritec em Lago da Pedra

sexta-feira, 4 de maio de 2018
Compartilhe esta Notícia


O Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF), lançou a 16° edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), no município de Lago da Pedra. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (4), no auditório da Prefeitura, com a presença de representantes de vários municípios da região do Médio Mearim, movimentos sociais, cooperativas, associações e instituições de ensino e financeiras do território. A Agritec de Lago da Pedra acontecerá de 22 a 24 de maio.

A Agritec é realizada com o apoio de diversos parceiros do âmbito público e da sociedade civil organizada (Embrapa, Sebrae, movimentos sociais) e nesta edição conta com a Prefeitura de Lago da Pedra. A Feira, que é territorial, tem o objetivo de levar conhecimentos por meio de uma programação com oficinas, minicursos, palestras, seminários, e apresentação de diversas tecnologias para incrementar a produção da agricultura familiar.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, a realização das Agritecs é um dos eixos do desenvolvimento da agricultura familiar do Maranhão pois difunde conhecimento. “Temos capacitações, treinamentos, transferências de tecnologias, com o espaço tecnológico e de comercialização. Tenho certeza que será uma oportunidade ímpar para os agricultores familiares da região”, afirmou.

Também presente no lançamento, o prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda não escondeu sua alegria em ter o município como anfitrião desse evento importante para agricultura familiar maranhense. “É com muita honra que a cidade sedia esse evento que beneficiará não apenas nossos trabalhadores rurais, mas também os de toda a região do território Médio Mearim. A Agritec não será um evento de Lago da Pedra, será um evento do território, do Maranhão”, declarou.

Um dos parceiros do Governo do Estado na realização das Agritecs, é o Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), que busca transformar o pequeno trabalhador rural em um empreendedor. O gerente do Sebrae – Bacabal, Fernando Aurélio, enfatizou o papel da instituição na Agritec.

“As Agritecs têm como principal objetivo proporcionar conhecimento técnico para os produtores rurais do estado, e nesse sentido o Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) não tem medido esforços para apoiar a realização do evento, assim como, os agricultores familiar do nosso estado entendendo que, cada atividade produtiva precisa ser vista como negócio e gerenciado de forma a proporcionar retorno para o produtor rural”, ressaltou o gerente do Sebrae em Bacabal.

O diretor de Pesquisa da Agerp, José Malheiros, enfatizou a importância da Feira para mostrar aos agricultores familiares que é possível melhorar a produção através de conhecimento. “A Agritec por onde passa é um sucesso. Aqui, neste território será a 16ª edição e nesse período já foram 26.650 agricultores capacitados. Isso mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.

O evento contou com a presença dos secretários adjuntos da SAF, Chico Sales e Luciene Dias Figueiredo; a coordenadora da Agritec, Marilene Bandeira; representando o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), George Henrique; o gestor regional da Agerp de Pedreiras, Leônidas Castro; o secretário de Agricultura de Lago da Pedra, Izaque Meireles; o coordenador regional da Fetaema, Zé Sales; os prefeitos de Lagoa Grande, Chico Freitas e de São Roberto, Raimundo Gomes; o secretário adjunto da Sagrima, Emerson Macedo; presidente da Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ), Ildo Lopes; representantes de movimentos sociais, de agricultores(as) familiares e lideranças políticas.


ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

0 comentários :