Denuncie

Saiu o Edital de Seleção do Programa Bombeiro Mirins nas Escolas Municipais de Esperantinópolis.

quinta-feira, 10 de maio de 2018
Compartilhe esta Notícia



O Programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa de sucesso, e tem como objetivo orientar e instruir corretamente as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade.

Durante o tempo em que essas crianças estão na corporação não estão nas ruas, e quando vão para casa são agentes multiplicadores das responsabilidades que eles tem na corporação. Ser Bombeiro Mirim é aprender a ser cidadão.

Além das atividades de bombeiro, como noções de combate a incêndios, noções de salvamento aquático, noções de salvamento em altura, nós e amarrações, Ordem unida e prevenção a acidentes domésticos, eles aprendem também oficina de leitura e produção de textos, ética e cidadania e ensino religioso, além de ministrarem palestras para outras crianças nas comunidades circunvizinhas, multiplicando o conhecimento adquirido dentro do quartel. Durante o ano, também são realizadas aulas de campo, exposições e viagens pedagógicas. 

As instruções tem como ênfase a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano com a apresentação e a motivação de valores, tais como, a disciplina individual e coletiva, respeito a todos os seres vivos e à natureza e a prática da solidariedade. 

O curso é ministrado durante o ano letivo com atividades planejadas para um encontro semanal,realizadas aos sábados ou durante, em horário inverso ao das atividades escolares. Durante o primeiro semestre o aluno recebe informações básicas e criam afinidades com o projeto e envolvidos no mesmo, e ao concluir este primeiro módulo se forma Bombeiro Mirim, o que lhe dá direito a receber o certificado de participação, o fardamento e frequentar as atividades dos módulos II e III, que abordam questões mais completas das questões citadas acima. 

OBJETIVOS: Promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes, através da preparação dos mesmos para as ações de defesa civil e com práticas vivenciais de prevenção e segurança junto a população. Resultando ainda na melhora da auto-estima e da autoconfiança, criando uma expectativa de futuro melhor, principalmente nas crianças que vivem em situação socialmente vulnerável. 

PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes entre 10 a 16 anos de idade, voluntárias, autorizadas pelos responsáveis a participar, e ainda que esteja frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio. 

As inscrições irão do dia 10 a 28 de maio, nas secretarias das Escolas da cidade de Esperantinópolis no valor de 10,00 reais e contará com 40 vagas.
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

0 comentários :