Denuncie

TAXA DE LOTAÇÃO EM FAZENDA EM IGARAPÉ GRANDE SALTA 260% COM ESTRATÉGIA DE LIMPEZA DE PASTAGEM

domingo, 5 de agosto de 2018
Compartilhe esta Notícia

Taxa de lotação em fazenda no MA salta 260% com estratégia de limpeza de pastagem


O quadro Giro pelo Brasil desta sexta, 03, foi até a cidade de Igarapé Grande, no estado do Maranhão, para conversar com o pecuarista Naum Ryfer, titular da Faeznda Igarapé. Até o ano 2000, a propriedade tinha dificuldades para aumentar a sua lotação por conta de problemas com plantas daninhas.

Por conta disso, a partir de 2001 o produtor apostou em um projeto de recuperação de suas pastagens, conquistando de lá até o ano passado um salto de 260% na sua taxa de lotação, saindo de 0,5 UA/ha/ano para 1,78 UA/ha/ano. O rebanho da fazenda que era de 2.000 cabeças passou para 4.800 animais.

“Eu acredito que pasto é o insumo mais importante para o pecuarista. O gado a gente pode substituir, mas a terra onde nós estamos é o nosso patrimônio, é o que nós temos de mais importante e de mais valioso. Nós temos que cuidar dela com muito carinho, limpando a terra, acabando com as ervas daninhas e criando pastagens de altíssima qualidade. Sem essa pastagem não é possível que a genética, por melhor que seja, se expresse”, disse hoje ao Giro do Boi o pecuarista Naum Ryfer.

Para desenvolver o projeto de combate às plantas daninhas, Ryfer contou com o apoio do engenheiro agrônomo pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, Wagner Pires. “A gente tem hoje um projeto de divisão em que o gado roda bem em boas gramíneas . Nós conseguimos esse resultado graças à limpeza de plantas daninhas que nós fizemos, fomos limpando as pragas duras com o tempo e, hoje, a fazenda atingiu um nível de excelência de pastagem ímpar”, relembrou Pires.

Por conta de se tornar referência em produtividade para a sua região, a Fazenda Igarapé sediará neste sábado, 04/08, a 18ª edição de seu dia de campo. O evento começa às 08h na sede da fazenda. O contato para mais informações sobre o encontro pode ser feito pelo número (99) 3647 1112. Pelo site da propriedade é possível também saber como chegar até a fazenda.

“Eu quero aproveitar para convidar todos os pecuaristas. Nós estamos esperando vocês de braços abertos. Os ouvintes, internautas, telespectadores do Giro do Boi, se puderem, estamos aqui esperando vocês”, disse Ryfer, reforçando o convite para o dia de campo.


http://www.girodoboi.com.br

Veja a entrevista com Naum Ryfer e Wagner Pires na íntegra no vídeo:


ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

2 comentários :

  1. Anônimo disse... :

    Eu acredito deste que ele para de alaguar pastos da FAZENDA DO DAMIÃO . POÇÃO DE PEDRAS, e que ele não venda sua matrizes a preco sbaxoa do mercado para não morrerem de fome!

  1. Anônimo disse... :

    Acho q o aumento da propriedade tbm contribuiu para o aumento dos animais,
    Diga se de passagem q a Fazenda quase q dobrou de tamanho nesse mesmo período de tempo!